20 de maio de 2022
É com muita honra e com o maior gosto que me associo ao povo timorense na celebração do 20º aniversário da restauração da independência da República Democrática de Timor Leste.
Como é sabido, sinto um especial apego por Timor Leste e nutro uma grande admiração pelo povo timorense e pelo caminho que trilhou para ver realizadas as suas legitimas aspirações.
Nunca esquecerei o imenso sentimento de alegria e júbilo que partilhámos há vinte anos, quando a bandeira timorense foi finalmente hasteada em Díli e o país reconquistou a sua independência e se tornou no primeiro novo Estado soberano do século XXI.
O vosso exemplo foi e permanece uma inspiração para o mundo.
As Nações Unidas orgulham-se do papel que desempenharam e do contributo que deram para que se concretizasse o direito do povo timorense à liberdade e à autodeterminação.
E hoje continuam ao lado de Timor-Leste na sua jornada de consolidação da democracia, de aprofundamento dos direitos humanos e das liberdades fundamentais e de promoção do desenvolvimento e do bem-estar do seu povo.
Ao novo Presidente de Timor Leste que hoje toma possse, Dr. José Ramos-Horta, dirijo calorosas felicitações em nome da ONU e uma especial e amiga saudação pessoal.
Poderá Vossa Excelência contar sempre com o apoio inequívoco de toda a família das Nações Unidas – e com o meu empenho e solidariedade pessoais – nos esforços que desenvolverá para assegurar prosperidade, estabilidade e paz para o povo timorense.
Viva Timor-Leste!
Muito obrigado.
***